Estes contratos traduzem uma parceria para a implementação de medidas de redução de consumos de energia no cliente, sendo os custos inicialmente suportados por um Financiador ou por uma Empresa de Serviços Energéticos.
Neste modelo, o financiador espera ser pago através das poupanças da implementação do projecto e o cliente espera pagar esse valor através das poupanças conseguidas.
Os serviços prestados de Medição e Verificação (MV) visam a análise e a verificação do desempenho energético, de forma independente e objectiva, constituindo uma vantagem para ambas as partes a existência de uma análise que minimize o potencial de conflito e o risco associado ao contrato.
No sentido de assegurar valor acrescentado, adoptam-se serviços baseados em metodologias internacionalmente reconhecidas pelo IVMVP, cuja boa prática se encontra definida em documentos técnicos largamente reconhecidos.
Na implementação dos projectos recorre-se a diversas metodologias, como a Monitorização e Gestão Centralizada de Consumos, assegurando os recursos de hardware e software para efectuar a medição, comunicação, tratamento e análise de dados.